Analisando o primeiro debate presidencial

Por: Leonardo Moraes

Do dia 09 para o dia 10 de agosto ocorreu o primeiro debate com os candidatos à presidência da república. Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) discutiram sobre diversos temas e se atacaram em alguns momentos. Vejamos uma análise individual de cada candidato:

Álvaro Dias (Podemos): Trazendo bastante experiência da vida política, o candidato soube se sair bem. Enfatizou bastante a questão da justiça, evidenciando o convite ao juiz Sérgio Moro para ser Ministro da Justiça. Conseguiu utilizar-se bem das perguntas e respostas, conseguindo coloca-las na maioria das vezes ao seu favor. Transmitiu bastante segurança e muita tranquilidade.

Cabo Daciolo (Patriota): A surpresa do debate. Mostrou-se um cristão entusiasmado e um nacionalista exacerbado. Embora caricato, estava sendo sincero em sua fala. Deu a entender que quer transformar o país em uma teocracia com valores nacionalistas e patriotas. Atacou sem pudor aos demais candidatos, tendo como principal crítica o fato de muitos presentes já terem uma longa carreira política.

Ciro Gomes (PDT): Conseguiu manter-se calmo, desanimando quem esperava um Ciro exaltado como de costume. Atacou fortemente a reforma trabalhista e o PSDB, e não desperdiçou as chances de abater o candidato Alckmin. Também teve um embate com o Bolsonaro e elogios a Marina Silva. Utilizando-se de sua conhecida retórica, saiu-se bem no debate através da firmeza nas suas falas.

Geraldo Alckmin (PSDB): Com um desempenho fraco, Alckmin foi o alvo da maioria dos candidatos. Em suas propostas mostrou uma faceta liberal. Embora preparado para responder as perguntas, como a de segurança pública, mostrou-se apático e sem carisma. O desgaste do PSDB também pode ser apontado como um fator para que Alckmin não seja mais bem visto por parte dos eleitores.

Guilherme Boulos (PSOL): Candidato assumido da esquerda, Boulos não teve muita participação, entretanto quando falou mostrou-se com um discurso repetitivo. Um momento de destaque foi quanto tentou atacar o candidato Jair Bolsonaro, mas acabou sendo surpreendido pelo deputado federal que soube se sair bem. Criticou duramente o governo Temer e o sistema tributário brasileiro.

Henrique Meirelles (MDB): Desconhecido por muitos, teve uma atuação discreta. Destacou bastante seus feitos como ministro da fazenda e presidente do Banco Central, tentando desaproximar sua imagem do governo Temer. Sua dicção se mostrou um problema para o candidato, junto com a arrogância que transpareceu em algumas de suas falas.

Jair Bolsonaro (PSL): Manteve-se estável, mostrando-se bastante moderado. Soube se utilizar de Álvaro Dias e do Cabo Daciolo, e não se comprometeu ao responder as perguntas. Assim como Ciro Gomes, desanimou a quem esperava o Bolsonaro exaltado. Evitou ataques, exceto quando respondeu ao Boulos. Ficou evidente que tem se preparado para os debates, o que, querendo ou não, resultou em uma atuação morna.

Marina Silva (Rede): Junto com Alckmin, também não teve um bom desempenho. Mostrou-se confusa ao responder algumas perguntas. Ao longo do debate teve como rival Alckmin, o qual também a questionou bastante. Transpareceu despreparo, o que, de certa forma, é inadmissível para quem está disputando pela terceira vez o cargo máximo do executivo.

No geral, por ser o primeiro debate, não houve muitos ataques. Os candidatos adotaram uma postura defensiva, com exceção do Cabo Daciolo e do Guilherme Boulos. A falta de embates permitiu que em vários momentos candidatos utilizassem uns aos outros para se promoverem. Um dos pontos fracos foi que o excesso de cautela fez com que a maioria dos candidatos se utilizassem de neutralidade ideológica nas suas propostas. Basta esperar os próximos debates, para aguardamos se a eleição mais disputada da história continuará tendo candidatos com medo de perder votos ou com coragem de ganhar mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s